Search
Close this search box.

Pimenta Bueno: o publicista do Império – Evento de comemoração dos 198 anos da Constituição Imperial brasileira

Em comemoração dos 198 anos da primeira Constituição brasileira, de 1824, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promoverá a palestra “Pimenta Bueno, o publicista do Império, que será realizada no dia 23 de março de 2022, às 17 horas, através do canal youtube.com/ighbba.

O encontro virtual, que integra o ciclo de palestras “Juristas do Brasil”, terá como palestrante o Prof. Dr. Manoel Gonçalves Ferreira Filho, Presidente do Instituto Pimenta Bueno – Associação Brasileira de Constitucionalistas, como moderador o Dr. Ricardo Nogueira (IGHB) e como convidados o Prof. Dr. Marcos Sampaio e a Profa. Dra. Nadialice Francischini.

José Antônio Pimenta Bueno, Marquês de São Vicente, foi um magistrado, diplomata e político brasileiro, que ocupou diversos cargos públicos no período imperial do Brasil. Publicou diversos livros jurídicos relevantes, com destaque para o “Direito Público Brasileiro e Análise da Constituição do Império”.

Manoel Gonçalves Ferreira Filho é Professor Emérito da Universidade de São Paulo, Professor Emérito da Escola Superior de Guerra, Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa, Doutor pela Universidade de Paris, Presidente do Instituto Pimenta Bueno – Associação Brasileira dos Constitucionalistas, membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e autor das mais importantes obras do direito constitucional brasileiro contemporâneo.


Ricardo Nogueira, idealizador e coordenador do ciclo de palestras “Juristas do Brasil, é advogado, secretário-geral adjunto do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal da Bahia.

Nadialice Francischini é advogada, escritora, professora, doutora, mestre e especialista em Direito pela UFBA, com artigos e livros publicados.

Marcos Sampaio é advogado, procurador do Estado da Bahia, escritor e professor de direito, membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *